
28/07/2023
Encontro foi importante para conferir o desenvolvimento do setor e conhecer os resultados de pesquisas em todo o Brasil.
Terminou nesta quinta-feira, 27, o 17º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e 2º Simpósio Latino-Americano de Controle Biológico. O IGA esteve representado pelo pesquisador em Entomologia e Biológicos do IGA, Robério Neves, e pela supervisora de pesquisa em biotecnologia do IGA, Heloiza Boaventura.
Robério apresentou trabalhos para o controle biológico do ácaro-rajado no algodão e da mosca-branca na soja. Já Heloisa apresentou dois trabalhos. Um sobre o uso do fungo entomopatogênico para controle de mosca-branca e o segundo sobre uso de produtos biológicos para o controle de coleópteros (besouros) na soja.
A dupla também visitou os estandes de empresas participantes para conhecer o trabalho que elas têm desenvolvido no campo dos insumos biológicos, seus produtos, lançamentos e prospectar novas parcerias com o Instituto Goiano. Também foi a oportunidade de visitar os estandes de algumas empresas que já são parceiras do IGA, a exemplo da Koppert, Lallemand e JCO.
Para o pesquisador Robério Neves, a participação no 17º Siconbiol foi importante para conferir o desenvolvimento do setor e conhecer os resultados de pesquisas em todo o Brasil. “As palestras trouxeram avanços de outras regiões do país e nosso objetivo é avaliar como podemos trazer e implantar esses dados à realidade de Goiás, em culturas como algodão, soja milho e feijão”, afirma.
Por sua vez, Heloiza Boaventura destacou a importância de ver como o controle biológico tem crescido e alcançado seu lugar dentro do manejo, visto que o Siconbiol atingiu recorde de público. “Foi muito gratificante essa imersão dentro do controle biológico para nos atualizarmos e trocarmos experiências com os especialistas da área, podendo contribuir com a nossa pesquisa”, ressalta.