
04/08/2023
Evento debateu boa governança de solos e biomas, agricultura conservacionista e a preservação de biomas e bioinsumos para a sustentabilidade na agricultura, entre outros assuntos.
Pesquisador do IGA, Antônio Jussiê conferiu os três dias de atividades do Encontro Solos Floripa 2023, que agrega dois eventos de forma simultânea: o XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS).
O evento esteve focado focou em sustentabilidade do uso dos solos, e levou ao público palestras e cursos. “Noto que os produtores associados do Instituto Goiano de Agricultura estão no caminho certo, pensando em aumentar produtividade usando práticas conservacionistas”, comenta Antônio.
O encontro contou com palestras e debates sobre boa governança de solos e biomas, estratégias para aumentar a eficiência de uso de nutrientes em sistema de cultivos, agricultura conservacionista e a preservação de biomas e bioinsumos para a sustentabilidade na agricultura, entre outros assuntos.
Para que esses produtores possam aplicar o conceito no campo, o IGA tem trabalhado para atender e difundir os resultados de pesquisa, como o uso consciente e quando necessário de corretivos e fertilizantes e a incorporação de plantas de coberta nos sistemas, pensando sempre em melhorar a física, a química e biologia do solo. Aliado a isto, o IGA também desenvolve trabalhos com aplicabilidade dos microrganismos para aumentar a o potencial produtivo da cultura.
“São eventos como o Congresso Brasileiro de Solos que nos auxiliam em definição e melhoria de metodologias dos trabalhos conduzidos, além de pensarmos em novas estratégia para agregar na pesquisa desenvolvia pelo IGA”, finaliza o pesquisador.