
01/03/2023
Iniciativa da Abrapa e Better Cotton, evento ocorre em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março.
Fortalecer o ambiente nacional para a divulgação de pesquisas e iniciativas inovadoras para o controle de pragas e doenças da cultura do algodão são o foco Workshop Manejo Integrado de Pragas (MIP) Abrapa/Better Cotton, que ocorre em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março. O encontro também visa discutir a superação dos atuais desafios encontrados na cotonicultura, como a maior eficiência no uso de insumos e a redução do custo de produção para os produtores.
O primeiro dia contou com apresentações sobre os desafios e oportunidades do manejo integrado de pragas no Brasil; o uso de pesticidas no Programa ABR/Better Cotton: uma síntese dos resultados de indicadores e a meta da Better Cotton para 2023 acerca da redução do uso e risco dos defensivos químicos, com o representante da Better Cotton Álvaro Moreira.
Também houve a apresentação do estudo de caso do planejamento de uma estratégia de MIP na Austrália, com Paul Grundy, especialista em manejo integrado de pragas da Australian Cotton Industry. Os participantes conheceram ainda o estudo de caso dos Estados Unidos sobre o planejamento de uma estratégia de MIP, com o pesquisador Petter Ellsworth, da Universidade do Texas, além de estudos de casos sobre o tema no Brasil.
Hoje, 1º de março, os participantes seguiram para a fazenda Pamplona, do Grupo SLC Agrícola, em Cristalina-DF, para uma visita de campo e a apresentação dos trabalhos de Goiás para ganho de sustentabilidade na produção, ministrada pelo gerente do programa ABR em Goiás, Abner Barreto.
Representando Goiás, participam do workshop o pesquisador em entomologia, plantas daninhas e produtos biológicos do Instituto Goiano de Agricultura (IGA), Robério Neves e a supervisora de pesquisa em biotecnologia do IGA, Heloiza Boaventura.